Um ano apos as revelações de Snowden : o que mudou no mundo segundo você?



Um ano apos as revelações de Edward Snowden, Internet Sem Fronteiras que fazer o balanço sobre as reflexões políticas, éticas, morais, filosóficas, jurídicas, e cidadãs que decorreram dessas revelações. Oportunidade para nossa associação de lançar uma grande consulta a todos os internautas e cidadãos.



Photo in action on NSA scandal/asylum for Snowden par greensefa sur Flickr (CC BY 2.0)
Photo in action on NSA scandal/asylum for Snowden par greensefa sur Flickr (CC BY 2.0)
Dia 5 de junho 2014, vai fazer um ano que Glenn Greenwald, jornalista no jornal britânico The Guardian, publicou um artigo sobre o vasto programa de espionagem secretamente monitorado pela agencia de segurança norte-americana, NSA. O conteúdo do artigo era fruto das detalhadas informações fornecidas por um ativista, hoje refugiado na Rússia, e a procura de um asilo seguro: Edward Snowden.

Internet Sem Fronteiras, quer marcar essa comemoração com um balanço sobre as reflexões políticas, éticas, morais, filosóficas, jurídicas, e cidadãs que decorreram dessas tristes revelações. Para isto, queremos coletar suas opiniões !

Um ano apos as revelações de Edward Snowden, no seu ponto de vista de cidadão, de internauta, o que mudou no mundo?

Vocês podem responder com fotos, vídeos, textos, etc., comentando aqui abaixo ou por email: contact@internetsansfrontieres.org
Use também o Hashtag #TheWorldAfterSnowden nas suas postagem no Tweeter e Facebook.


Publicaremos suas contribuições num artigo publicado no site da associação www.internetsansfrontieres.org


Mercredi 4 Juin 2014
Florence Poznanski
Responsable Bureau Brésil - Internet Sans Frontières Florence Poznanski est politologue. Son projet... En savoir plus sur cet auteur





Vos commentaires

1.Posté par Isaac Batista le 05/06/2014 06:30
Snowden ajudou esclarecer demais táticas usadas pela NSA, acrescentando novos fatos não mostrados pelos documentos encontrados na Wikileaks, de Julian Assange. Ele fortaleceu a ideia de privacidade, liberdade e segurança na internet para cidadãos em todo o mundo. Sua coragem incentivou outros a lutarem por seus direitos, indo contra tiranias, loobys, monopólios exploradores e demais formas de poder que espionam, controlam e exploram seres humanos.

2.Posté par Alexandre le 05/06/2014 14:09 (depuis mobile)
As revelações de Snowden criaram um fato político que colocou o debate sobre a governança da Internet dentre as prioridades, até então, na agenda política internacional. Ao mesmo tempo em que recuperou o debate acerca da relação entre Estado-sociedad

3.Posté par Florence le 05/06/2014 19:57
Para mim, o caso Snowden, como o de Assange antes dele, contribuiram para fissurar o modelo hegemonico norte-americano. Pela primeira vez, foi contestada publicamente por dirigentes politicos. E pela primeira vez, foram trazidos à luz os mecanismos dessa dominação perversa cujo intuito é de esvaziar os paises de sua soberania. Internet foi o meio por onde tudo aconteceu : meio de controle, de contestação, de troca. Devera então ser por ele que surgira a mudança, por isso as discussões sobre sua governança são tão importantes.

4.Posté par Paulo Rená le 05/06/2014 21:40
As revelações de Edward Snowden foram cruciais para assegurar que a sociedade civil tivesse provas suficientes para pressionar o nosso governo pela aprovação do Marco Civil. Certamente, agora o momento para o governo brasileiro assumir a liderança implementando os 13 princípios na legislação nacional, especificamente contra a retenção de dados em massa.

5.Posté par Muriel Franco le 05/06/2014 22:21
Snowden deu forças para um tema que era discutido apenas por especialistas e ativistas da internet. Graças aos documentos, se iniciou um debate global sobre direitos, privacidade e liberdade da internet. Se hoje usuários comuns tem acesso aos horrores que ocorrem, devemos agradecer a pessoas como Snowden e também Glenn Greenwald. Sem eles, talvez teriamos iniciado esse debate tarde demais.

6.Posté par Ricardo Fritsch le 06/06/2014 00:12
Segurança e privacidade na Internet são temas debatidos e discutidos há vários anos nas comunidades de software livre e especialmente no FISL (Forum Internacional Software Livre - www.fisl.org.br). No entanto, primeiramente com Assange e mais recentemente as revelações de Edward Snowden, foram fundamentais para sensibilizar o governo e o parlamento brasileiro em relação à necessidade de aprovação do Marco Civil da Internet, que a sociedade civil organizada já tinha produzido de forma colaborativa. Graças à publicidade do tema trazido por Snowden, atualmente o Brasil possui uma legislação bastante avaçada na proteção dos direitos dos internautas brasileiros !

7.Posté par Mario Luiz de Mello le 08/06/2014 03:13
As revelações de Snowden revelaram a necessidade de uma nova Internet. A industria de grampos e espionagens montada pela NSA, praticamente liquidaram com a privacidade a boa governança, além de colocar em duvidas se ferramentas como VPN entre outras e se essas efetivamente são seguras diante de tanta capacidade de espionar. Acho. Que o marco civil é um passo importante na formatação dessa agenda por uma nova internet, mas não se pode esquecer da necessidade de pesados investimentos dos paises em tecnologia, pesquisa computacional, educação e inteligência como forma de superar esse domínio americano que com sua ação imperial, acabou com a neutralidade e privacidade da Internet. Suas revelações serão um marco historico da internet e o Brasil deveria conceder-lhe asilo.

Nouveau commentaire :
Facebook Twitter


Dans la même rubrique :
1 2 3

Pour aller plus loin | L'association | Libertés | Education | Point de vue | Mobilisation | Démocratie | Médias | Rencontre | logiciel libre | Formations

Cette création est mise à disposition sous un contrat Creative Commons.